Nós queremos conhecer você! Responda a esta rápida pesquisa.

Serra SC Online

Região

Publicidade

Concurso resgata a gastronomia da Serra Catarinense

Publicado por Mário Cesar Silva - 26/07/19 13h00

“Farofa da Família Anastácio”, apresentada por Sandiele Anastácio Teixeira foi a campeã do II Concurso de Gastronomia de Anita Garibaldi realizado na tarde desta quarta-feira (24), no Centro de Educação Ambiental Casa de Barro. O evento que atraiu este ano participantes de Cerro Negro, Celso Ramos e Pinhal da Serra, teve inscritos 20 pratos que resgatam a cultura e a história da Serra Catarinense.

Como parte integrante do Festival de Inverno Serra Catarina, o concurso superou as expectativas dos promotores e até torcida organizada tinha no barracão Casa de Barro. Promovido pela prefeitura de Anita Garibaldi, através da secretaria de Turismo com apoio da Epagri e Amures, o concurso limitou o número de inscrições em onze para Anita Garibaldi e três respectivamente para Cerro Negro, Celso Ramos e Pinhal da Serra.

O prefeito João Cidinei da Silva, disse que o concurso busca integrar as comunidades rurais e urbanas pela gastronomia típica. “Sabemos que a gastronomia representa 30% das despesas dos turistas e encampamos esse desafio de promover um evento que ajude a promover a região dos Lagos. Além do mais estamos resgatando a gastronomia das nossas origens e com ingredientes naturais e livre de agrotóxicos”, explicou.

A comissão julgadora foi formada pela assessora de turismo da Amures Ana Vieira, extensionista Social Rural da Epagri Lilian Maria Sbecker e a nutricionista da prefeitura de Abdon Batista Carine Luft Pereira. Elas avaliaram primeiro a aparência dos pratos e depois degustaram e atribuíram notas, considerando o resgate histórico, uso de ingredientes regionais, minimização de ingredientes processados e como último critério o sabor de cada prato.

A secretária de turismo de Anita Garibaldi Juliana Juliana Gracietti de Oliveira, disse que a tendência do concurso é evoluir para um festival com a possibilidade de os participantes comercializar seus produtos aos visitantes. “Formamos o conselho de turismo e junto com a Epagri idealizamos este concurso, que acima de tudo valoriza nossa cultura. Esse ano agregamos com mais três municípios e vimos uma grande empolgação e possibilidade de crescimento do evento”, afirmou.

 

Premiados

 

O Concurso de Gastronomia premiou até o sétimo colocado. A vencedora do concurso ganhou uma estadia para duas pessoas na Pousada “Altos da Serra”, em São José dos Ausentes (RS). O segundo colocado uma visita para duas pessoas, com degustação de vinhos, na Vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul. O terceiro uma estadia para duas pessoas na Pousada “Recanto das Colinas”, no município de Vargem. Os demais premiados receberam prêmios diversos como jantar e eletrodomésticos.

 

A classificação ficou a seguinte

 

1° Farofa da Família Anastácio – Comunidade Cachoeirinha de Anita Garibaldi

2° Pão Rústico da Yasmim – Comunidade Vila Petry em Anita Garibaldi

3° Bolo Espalhado da Vovó – Comunidade Campo Alto em Pinhal da Serra

4° Sfregolar – Sede de Celso Ramos

5° Linguiça Campeira – Comunidade Rincão dos Molitos em Pinhal da Serra

6° Doce de Gila – Comunidade de Arrozal em Anita Garibaldi

7° Casquinha de Laranja – Sede de Anita Garibaldi.

festival.grastronomico

 

Adicionar comentário

Preencha seu

Código de segurança Digite o código de segurança

Gerar nova imagem