Nós queremos conhecer você! Responda a esta rápida pesquisa.

Serra SC Online

Política

Publicidade

Legislativo homenageia produtores, músicos e quer transformar a Sapecada em patrimônio cultural de Lages

Publicado por Mário Cesar Silva - 27/06/17 11h13

A Sapecada da Canção Nativa, que acontece há 25 edições em meio à Festa Nacional do Pinhão, se constituiu ao longo dos tempos como um dos principais festivais de música nativista do Sul do país. Músicos e produtores musicais tratam a Sapecada como uma referência nacional de organização e evidência da cultura regional. Duas matérias apresentadas pelo vereador Lucas Neves (PP) e aprovadas nesta semana na Câmara Municipal fazem referências a este importante evento da cultura lageana.

A moção legislativa 138/2017 homenageou com diplomas de honra ao mérito aos coordenadores do evento, Karla e Mário Arruda, pela forma abnegada com que acreditam no sucesso na Sapecada, e aos músicos Daniel Silva (autor/ritmo/intérprete), Iradi Chaves Rodrigues (autor) e Zetti Gaudéria (intérprete), responsáveis pela canção “Memoriais da Nossa Origem”, a mais popular do festival e melhor tema sobre a região serrana.

“Cabe a esta casa legislativa homenagear os supracitados, fruto de reconhecimento e valorização através de suas conquistas e envolvimentos no evento, reflexo do desempenho e dedicação que incentivam e contribuem de forma direta para a divulgação e a prática da cultura do nosso município”, destaca Lucas Neves.

Já a moção 140/2017, encaminhada ao prefeito Antonio Ceron (PSD), objetiva tornar a Sapecada da Canção um patrimônio cultural de Lages, dentro do que preconiza a legislação municipal. Para o autor da matéria, o festival é um marco na história cultural da cidade, evidenciando a relevância da música nativista como arte, com efeitos na educação, no envolvimento social e na qualidade de vida da sociedade. “A Sapecada da Canção Nativa é reconhecidamente um patrimônio do povo lageano, com reflexos nacionais e até mesmo internacionais, motivo suficiente para que através de mecanismos legais torne-se patrimônio cultural do município”, destaca a matéria.

Legislativo homenageia_produtores_e_msicos_da_Sapecada_2

 

Adicionar comentário

Preencha seu

Código de segurança Digite o código de segurança

Gerar nova imagem

Publicidade