Nós queremos conhecer você! Responda a esta rápida pesquisa.

Serra SC Online

Lages

Publicidade

Congresso Municipal reúne 1.200 educadores

Publicado por Mário Cesar Silva - 26/07/19 12h53

 Nestes dias 25 e 26 de julho, a prefeitura de Lages realiza o XIV Congresso de Educação, reunindo cerca de dois mil inscritos, a grande maioria educadores das redes de ensino municipal, estadual e particular. O tema central do Congresso é “O Protagonismo do Professor: Implicações da Docência para os Desafios Atuais da Educação”.

Na solenidade de abertura do evento, pela manhã desta quinta-feira (25), no Centro Serra Convention Center, estiveram presentes o prefeito Antonio Ceron; vice-prefeito, Juliano Polese; secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni; secretária municipal de Educação, Ivana Helena Michaltchuk; gerente regional de Educação, Cláudia Maris Coelho Pezzi; reitor da Uniplac, Kaio Amarante; presidente do Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel), Elaine Moraes, e a vereadora Aidamar Hoffer, dentre outras autoridades.

Na conferência de abertura do Congresso, o palestrante Rossandro Klinjey destacou os desafios e esforços dos educadores para superar imposições das várias crises contemporâneas pelas quais passa a nação brasileira, entre elas a “crise educacional”. Em seu pronunciamento, a secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk, disse que o professor deve ter sempre em mente o “espírito de doação que a práxis educacional exige no dia a dia”, sendo necessária “a disposição de olhar para o outro e dialogar, na iteração de transmitir e receber conhecimento”.

O prefeito Antonio Ceron se dirigiu aos congressistas dizendo que, “a escola não pode ser fechada em si mesma. O conhecimento não deve ficar restrito ao ambiente escolar, mas precisa ser asa e alçar grandes voos em busca da qualidade de vida cada vez melhor das pessoas e da sociedade”.

Em seu pronunciamento, Natalino Uggioni enalteceu a importância do Congresso de Educação do município de Lages, e destacou: “O professor é o primeiro elo do processo educacional”. O secretário destacou, ainda, que, “a sociedade não quer explicações e justificativas, mas respostas e ação” em relação ao direito a uma “educação de qualidade”.

Durante o Congresso, ele enfatizou sobre o recente lançamento do programa estadual Minha Nova Escola, no qual serão investidos R$ 1,2 bi, destinados à melhoria da infraestrutura, transporte, inovação, qualificação e gestão das escolas da rede estadual de ensino. “Com este Programa o Estado estará oferecendo a oportunidade de os jovens se qualificarem e para isso a educação tem de ser de qualidade.”

O encerramento do XIV Congresso de Educação do município de Lages ocorrerá na tarde desta sexta-feira (26), no Centro Serra, com as palestras, a partir das 14h, ministradas por Débora Garofalo e Clarice Leal.

 

Atividades paralelas às conferências:

- 1º Seminário dos Anos Iniciais

- 2º Seminário da Educação do Campo

- 3º Seminário da Educação Especial

- 3º Seminário da Educação Infantil

- Mesa Redonda

- Grupos de Trabalho (50 ao todo, 28 deles com lotação das inscrições)

“Nesta XIV edição teremos grupos de trabalho para cozinheiras, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. Existe uma procura muito grande por aperfeiçoamento nesta área, pensando nisto, realizamos um Encontro de Capacitação com esses profissionais”, destaca a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk.

Congresso Municipal_rene_1.200_educadores_2

Texto: Iran Rosa de Moraes

 

Adicionar comentário

Preencha seu

Código de segurança Digite o código de segurança

Gerar nova imagem