Nós queremos conhecer você! Responda a esta rápida pesquisa.

Serra SC Online

Lages

Publicidade

Procon lança cartilha para proteger consumidores do endividamento

Publicado por Mário Cesar Silva - 13/02/19 15h32

Um material didático direcionado aos consumidores de Lages acabou de ser elaborado e está pronto para chegar às mãos da comunidade, mas já tem gente bem informada com ele. Trata-se da Cartilha sobre Endividamento, do Projeto Educação para o Consumo, estruturado pelo Programa de Defesa do Consumidor de Lages (Procon). Possui 20 páginas e a distribuição iniciou nesta terça-feira (12 de fevereiro). Será feita junto aos consumidores que procurarem os serviços nos guichês do Procon.

Na quarta-feira (13 de fevereiro) estará no ar o vídeo produzido pela Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages especialmente sobre o assunto, disponibilizado na página da prefeitura no Facebook, ferramenta virtual que já comemora mais de 31 mil curtidas e mais de 33 mil seguidores de diversas partes do mundo.

A primeira tiragem da cartilha é composta por mil exemplares e são provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Procon e uma rede de supermercados da cidade de Lages, que acabou cometendo uma infração e, em contrapartida ao processo administrativo formulado, foram feitas doações das mil cartilhas e de um aparelho de ar-condicionado para ser utilizado na área de atendimento do Procon, melhorando o ambiente ao público.

Os conteúdos da cartilha foram escolhidos junto à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon São Paulo, de onde foram extraídos, contudo, organizados pelo órgão de Lages. A Fundação permite esta divulgação do material desde que citada a fonte. “Os assuntos estão tratados ao longo da cartilha de forma bem didática, linguagem acessível e de fácil entendimento e assimilação, além de ilustrações para tornarem a leitura mais atrativa, com os itens mais necessários e importantes de serem compreendidos no cotidiano do consumidor”, salienta o coordenador executivo do Procon de Lages, Júlio Borba.

Basicamente, a cartilha está dividida em três partes: Guia sobre cartão de crédito, com orientações rápidas sobre contrato de adesão, problemas e dúvidas envolvendo fatura, entre outros tópicos; educação financeira, expondo uma proposta de reflexão referente ao impulso de consumo, fatores a serem considerados para a tomada de decisões, realização de compras à vista e a prazo, e, por fim, o material mostra dicas para aposentados e pensionistas da Previdência Social, pertinentes a empréstimo e cartão consignado, levando em conta o uso consciente.

Borba lembra que a opção por estes pontos se deu pela constatação, durante o suporte aos contribuintes, da existência de uma grande dificuldade em eles administrarem o próprio cartão de crédito, por exemplo, desde a sua aquisição, passando pela administração e cancelamento, além da análise dos perfis de comprador por impulso com posterior arrependimento, bem como o sofrimento de aposentados e pensionistas em função de terem fatias de seus benefícios de direito absorvidas pelos empréstimos. “Pela atual legislação é permitido que seja consignado até 30% do salário de um aposentado e pensionista e mais 5% no cartão de crédito consignado”, avisa Borba.

O jovem Lucas Antonio já recebeu a sua cartilha. “Tudo que vem trazer facilidade e informação é válido. Conscientizar as pessoas sobre educação financeira é um papel fundamental do Procon.”

 

Procon lana_cartilha_para_proteger_consumidores_do_endividamento_2

Texto: Daniele Mendes de Melo / Fotos: Toninho Vieira

 

Adicionar comentário

Preencha seu

Código de segurança Digite o código de segurança

Gerar nova imagem